segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Curiosidades


Na história da civilização, frequentemente encontramos citações que documentam o papel do remo, seja como simples aplicação em canoagem, seja nas forma mais estruturada de navegação e transporte, com preponderante importância no comércio e no combate.

Na história militar e comercial do antigo Egipto e até na civilização Pré-Helênica de Creta, encontram-se registros indiscutíveis da importância do Remo, o que, diga-se de passagem, figura como uma constante nas operações do mesmo ramo, de todos os povos imperialistas e conquistadores da Antiguidade.

O remo, como competição, também não é recente e os ingleses registam uma prova anual de skiff, que é disputada desde 1715, além da Regata “Oxford-Cambridge”, que se iniciou em 1829. Nos Estados Unidos, desde de 1852, é disputada a regata “Yale-Harvard” e, em França, desde de 1840, surgiram as primeiras sociedades náuticas.

Quando se reorganizaram as Olimpíadas, no final do ano de 1896 sob a inspiração do Barão de Coubertin, o remo já fez parte do elenco de competições, o que permanece até a presente data. 

A organização internacional do remo data de 25 de junho de 1892, com a criação da Fedération Internacionale des Sociétés D’Aviron (FISA), no Congresso de Turin, por iniciativa da Federação Italiana. Até hoje a FISA é a entidade internacional que controla e dirige o Remo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More