quarta-feira, 24 de novembro de 2010

As vantagens físicas de praticar Remo



O Remo é uma modalidade onde se utilizam todos os grupos musculares, de forma a poder deslocar-se no menor tempo possível a embarcação numa determinada distância.

Excelentes resultados cárdio respiratórios
O Remo é uma modalidade fundamentalmente aeróbia, permitindo ao desportista adquirir uma capacidade cárdio respiratória de excelente nível.

A exigência desta modalidade é razão pela qual se consideram os remadores atletas exemplares e com uma estrutura e definição física exemplar.

A competição pode ser realizada em vários tipos de embarcações: Skiff (Single skull) Double Skull, Shell de Dois sem timoneiro, Shell de Dois com timoneiro, Quadri Skull, Shell de Quatro sem timoneiro, Shell de Quatro com timoneiro e Shell de Oito -as informações mais técnicas sobre cada embarcação irão ser disponibilizadas em breve.

Força Mental
A distância olímpica é de 2000m, sendo que os atletas deverão ser capazes disponibilizar o máximo de energia para percorrer a distância no menor tempo possível. Assim, deverá ser exercido um controlo de dispêndio energético de forma a chegar-se ao final da regata com a maior média possível de m/s percorrido. Desta forma, não interessa largar rápido, ou acabar rápido, se o meio da regata for muito baixo, pois a média irá ser mais reduzida.

Estas são algumas das razões, porque um remador é considerado um atleta super completo, pois as exigências físicas e emocionais, fazem dele um desportista exemplar.

Perda de Gordura
O esforço e o tipo de treino fundamentalmente aeróbio, faz, também, da modalidade uma excelente modalidade na aposta em perder-se gordura, pois os regimes de  treino usam-na como principal substrato energético.

Tonificação Muscular
O recrutamento muscular potencia o seu fortalecimento, levando a uma tonificação única que permite um acelerar do metabolismo que levará ao aumento de consumo energético diário conseguindo-se à tão desejada perda de gordura corporal.
O Tonus muscular consegue-se naturalmente com a pressão exercida a cada remada, assim como se acelera o seu desenvolvimento, no caso da competição, com a realização de exercícios específicos da modalidade.

Maior resistência a doenças e lesões de trabalho
A maior capacidade cárdio respiratória e muscular, fortalecem e desenvolvem as capacidades imunitárias, para além de capacitarem o atleta para uma vida mais capaz e um enfrentar de obstáculos quotidianos muito mais faciitado.

Um(a) remador(a), será uma pessoa mais capaz, mais saudável, mais lutadora.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More